Estudo de caso voltado para os cursos profissionalizantes
O projeto desenvolvido demonstra a competência e responsabilidade da empresa Sebrae com relação aos cursos oferecidos. Apresentamos o resultado de uma pesquisa entre colaboradores que prova que a empresa é a principal ferramenta para a capacitação e a sobrevivência do empreendedor brasileiro. Baseado em estudo de fundamentação teórica apresentada no projeto, proporemos os esforços que se concentram em disponibilizar um fluxo contínuo de informação de qualidade por meio de cursos, que integrados a métodos convencionais e a novas tecnologias, criam uma teia de conhecimento em favor das micro e pequenas empresas. Só a cultura do conhecimento e da valorização da informação pode assegurar ao empresário uma gestão competitiva, eficiente e moderna. Uma filosofia que está presente no dia-a-dia do Sebrae, pautando todas as ações, projetos, produtos e serviços da instituição.
Palavras-chaves: cursos profissionalizantes, serviços e satisfação do cliente. 2 INTRODUÇÃO
Neste trabalho, pretendemos estabelecer os fundamentos do marketing, bem como os recursos para alcançá-lo.
O marketing tem como objetivo analisar, planejar e implementar atividades de modo que consiga suprir as demandas e satisfazer as necessidades e desejos de seus consumidores, visando sempre a excelência.
Não basta somente um bom atendimento, e necessário que valores sejam agregados aos produtos/serviços, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. 3 REFERENCIAL TEÓRICO
3.1 Marketing e valor para o cliente
“O marketing é mais do que uma forma de sentir o mercado é adaptar produtos e serviços, é um compromisso com a busca da melhoria da qualidade de vida das pessoas” (COBRA, 2010, p. 29). Nenhuma empresa pode atuar em todos os mercados e satisfazer a todas as necessidades existentes é preciso definir seu público alvo para fazer um bom trabalho.
Segundo Kotler e Keller “fazer Marketing significa satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes. O dever de