curso normal
Como ensinar competências?
Competências em Educação é habilidade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos para solucionar com eficácia uma série de situações. Muitas pessoas confundem competência com capacidade. A diferença é que, com a capacidade a pessoa acumula, amplia e aumenta, e já com a competência a pessoa tira o conhecimento da inercia. Sua relação é que quando aumentamos uma capacidade, uma competência é adquirida conseqüentemente.
As competências estão relacionadas à preparação do aluno para usar os conhecimentos no dia a dia. O professor deve concretizar aquilo que ensina para melhor compreensão do aluno e ajudá-lo à corrigir as imperfeições. Existem 50 competências cruciais, que foram organizadas em 10 familias.
1- Organizar e estimular situações de aprendizagem.
O professor deve estimular o aluno a agir. Deve conhecer o aluno, ligando as situações de aprendizagem a vida do aluno, para que ele não aprenda só a resolver os exercícios da lição, mas também os exercícios da vida.
É papel do educador suscitar curiosidades, tirar dúvidas. Ele deve saber selecionar o conteúdo que vai ser ensinado, procurar integrar um tema ao outro,trabalhar baseando-se na vida do aluno, à partir dos erros educar para a superações envolver sempre os alunos em atividades de pesquisa.
2- Gerar a progressão das aprendizagens.
Deve-se considerar o aluno como um ser em integral processo de formação, e que durante esse processo evolui no que se diz ao conhecimento obtido. Para isso o professo deve sempre propor novos desafios respeitando as etapas de formação é claro, ter visão ampla dos objetivos que quer alcançar, observar e avaliar os alunos tendo em vista sua formação progressiva.
3- Fazer com que os dispositivos de diferenciação evoluam.
O professor nunca deve generalizar uma turma, mas saber respeitar e trabalhar com as diferenças nela presente. Deve incentivar o trabalho grupo, de