Curso normal medio
ACADÊMICA (S): PAMELA KAROLINE GUBERT E RITCHELLY MORAES COELHO
RELATÓRIO
TÍTULO
BIGUAÇU
2013/I
ACADEMICA/S: PAMELA KAROLINE GUBERT E RITCHELLY MORAES COELHO
RELATÓRIO
TITULO
Relatório apresentado à disciplina Prática Docente: Projetos Integrados, Curso de Pedagogia EAD, 3º período da Universidade do Vale do Itajaí, Campus de Biguaçu. Professora: MSc. Basilicia Pedro Laurindo
Biguaçu
2013/I
1. INTRODUÇÃO
O presente estudo tem por finalidade trazer nossas vivências enquanto profissionais da Educação da modalidade EJA e a estreita relação do fazer pedagógico e do ideal ao real. Essa modalidade a partir do século XXI conquistou o direito do exercício da cidadania e condição plena de participação na sociedade, incluindo qualificação profissional. Sendo assim, todos devem ter acesso garantido à educação.
O sistema escolar, por sua vez, deve apresentar qualidade de ensino e ainda se adequar a essa modalidade, suprindo as necessidades que esses alunos apresentam. É necessário tornar a aprendizagem mais significativa para todos. O perfil do nosso aluno é bem definido por Moacir Gadotti:
“Os perfis dos alunos da EJA da rede pública são na maioria trabalhadores proletariados, desempregados, dona de casa, jovens, idosos, portadores de deficiências especiais. São alunos com suas diferenças culturais, etnias, religião, crenças.”
Para esses alunos, a escola deve ser um espaço de sociabilidade, de transformação social e de construção de conhecimentos. Conhecimentos sustentados na perspectiva daqueles que aprendem diversos saberes e que tenham especialmente um significado, pois sabemos que muitas vezes este aluno vem cansado do trabalho, é mãe e precisa sair mais cedo porque tem que