Curso de probabilidade e estatística
1a
NOTA DE AULA
1
Introdução à Estatística
1.1 A Ciência Estatística
O conceito de Estatística pode ser considerado de duas maneiras. O primeiro conceito, logo relaciona a Estatística com tabelas e grácos nos quais os dados obtidos são representados, ou melhor, relaciona a números especícos. Ouvimos, assim, falar em estatísticas do IBGE, estatísticas relacionadas à saúde e educação, índices econômicos, pesquisas de opinião, etc. Um segundo conceito refere-se ao conjunto de processos ou técnicas emNeste caso, a Estatística é a ciência pregadas na investigação e análise de fenômenos.
ou método cientíco que estuda os fenômenos aleatórios e, procura inferir as leis que os mesmos obedecem. Assim, um conceito mais abrangente e absoluto deve englobar tanto o primeiro conceito, o qual é o mais popular, quanto o segundo, o qual normalmente escapa à noção corrente.
Denição 1.1 (Estatística). A Estatística é uma ciência que se preocupa com a
coleta, organização, descrição, análise e interpretação dos dados, a m de extrair informações a respeito de uma população.
Dentro dessa idéia, podemos considerar a Ciência Estatística como dividida basicamente em duas partes:
1.
Estatística Descritiva - que se preocupa com a organização e descrição dos dados experimentais; 2.
Estatística Inferencial - que, a partir da observação de alguns dados experimentais, realiza a análise e interpretação de dados com o objetivo de generalizar e prever resultados, utilizando-se para isto da Teoria das Probabilidades.
Nesta disciplina, serão abordados tópicos referentes à estatística descritiva, conceitos fundamentais de probabilidade e os modelos probabilísticos mais importantes para o estudo