Curso de flauta doce
O Pé
O Bocal
O corpo
Para a realização dos exercícios nesta fase inicial do aprendizado, segure a flauta fechando a mão direta entorno do pé. Só a mão direta segura a flauta.
Para obter o som, pouse suavemente o bocal da flauta sobre o lábio inferior e cubra-o levemente com o lábio superior. O sopro deve ser firme como o apagar da chama de uma vela. Emita este sopro como um ataque, pronunciando um tut. Se você assim o fizer estará emitindo um lindo som com a sua flauta.
Lição 1
Notas na flauta.
O ponto preto deslocado é do dedo polegar, e os outros são o indicador, o médio e o anular da mão esquerda, tapando os buracos da flauta do bocal para o pé.
Assim fazendo o aluno estará digitando as notas Sol, Lá e Si.
Com a digitação de cada uma das notas, realize agora um sopro suave como se soprasse uma vela pronunciando um tut. Treine para que você consiga um som doce, cheio, vibrante. A intensidade do sopro vai até onde o som produzido na flauta não esguichar. Treine este limite.(Continue pegando a flauta pelo pé).
Notas no Pentagrama
Exercícios
Notas de Quatro Tempos
Os exercícios estão escritos em compassos quaternários. O aluno deve contar mentalmente 1, 2, 3, 4, enquanto toca na flauta cada uma das notas musicais escritas no pentagrama. Outra forma seria bater com o pé ou balançar o corpo para frente e para trás, enquanto conta os tempos. Faça inicialmente a leitura das notas, pronunciando seus nomes. Se você conseguir lê-las no
tempo, com certeza irá tocá-las corretamente.
Cada nota deve ser iniciada com um novo sopro. Passe para o exercício seguinte somente quando estiver tocando fluentemente este exercício.(Continue pegando a flauta pelo pé).
Notas De Dois Tempos
O mesmo se aplica com as notas de dois tempos. Cuidado com a nota final
(quatro tempos).
Notas De Um Tempo
Sempre um novo sopro para cada nota. O ataque da nota é muito importante para o aluno