Curso de Filosofia Positiva - 1a. Lição
Primeira Lição
1
A
COMTE, Auguste. Curso de Filosofia Positiva. São Paulo : Abril Cultural, 1978.
O objetivo do capítulo é explicar a finalidade da filosofia positiva e expor brevemente os fatos acerca desta. É traçado um paradigma histórico sobre como se deu o desenvolvimento da inteligência humana nos seus três estágios (teológico, metafísico e positivo), entretanto não é feito um aprofundamento do tema, visto que será explicado mais adiante. É definido porém, a natureza da filosofia positiva e como esta denomina e estuda os fenômenos se concentrando nos efeitos e suas relações, sucessões e semelhanças.
É pautado porém que nem todo o conhecimento humano atingiu essas fases e mesmo que tenhamos condições de delimitar historicamente os saltos de um para o outro, a causa deste fenômeno não está ao nosso alcance.
Figura também como meta especial ampliar as físicas do conhecimento científico (astronômico, físico, químico e fisiológico) criando a física social que apesar de estar implícita na fisiologia, deve se destacar dessa ainda que não possamos dar o caráter de perfeição das outras devido seu grande número de variáveis.
O curso também visa unificar essa cadeia de disciplinas científicas, sem negligenciar nenhuma, apesar de terem se desenvolvido separadamente no estágio metafísico.
As vantagens de seguirmos esta linha de trabalho positivista seguem quatro propriedades fundamentais: primeiramente, é um meio racional de por em evidência as leis lógicas do espírito humano com uma abordagem mais eficiente, em seguida, artifício para reformar nosso sistema de educação mais adaptado aos dias atuais, também focando em unir os conhecimentos das disciplinas científicas e por último, em destaque, é a única base sólida para uma reorganização social, dissipando divergências pessoais.
Finalizando, para evitar conclusões precipitadas, Comte deixa explícito que ao afirmar o uso de todas as vertentes científicas para a explicação do fenômeno não quer