Resenha Teatro Explicado Aos Meus Filhos
Jeanny Maria Boldoni Borges
Artes Cênicas
A autora começa definindo o que é teatro, embora de antemão deixa claro que não é uma tarefa simples, já que o termo tem dois significados, sendo um o local onde essa linguagem artística acontece e outro sendo a própria arte.
Traz então da Grécia uma explicação para o gosto peculiar que temos pela imitação e os conhecimentos gerados por esta, o que torna esta atividade, o teatro, uma arte. Demarcando o conceito de arte como uma criação humana, para expressar um sentimento, pensamento, não podemos deixar de notar que normalmente, esta
comunicação é complexa pois a obra pode nos dizer algo mas querendo dizer outra coisa.
A imitação então passa a ser organizada pelo homem que logo a usaria para o culto de seus deuses. Alguns porém teriam uma capacidade especial de expressar os sentimentos da comunidade e para poder representar de forma mais convincente, surge um elemento essencial para o nascimento do teatro: a máscara. E paramentado com um figurino completo e diálogo, em que ele fala em nome dos deuses, consequentemente os rituais passaram a dramatizar os processos de vida, morte e o sonho da ressurreição.
A mais antiga dessas representações é a de Osíris, apresentada no Egito por volta de 2600 a.c., e deste tema central que é vencer a morte, decorrerá duas vertentes nos textos teatrais, sempre envolvendo a experiência humana: ou o herói vence a morte, sobrevivendo pelo seus feitos, no caso da tragédia; ou ele a vence perpetuando-se através de seus filhos, no caso da comédia.
O livro todo é pontuado por perguntas que facilitam a explicação do seu conteúdo e nos remete ás perguntas que as próprias crianças fariam. Não pulando os detalhes dos primórdios deste, a autora explica a origem grega do teatro, os ditirambos, hinos cantados ao deus Dioníso, mas deixando claro em que se trata de uma hipótese. Dos vários elementos comuns ao teatro,