Currículo, Cultura e Conhecimeto Escolar
Na unidade escolar onde desempenho a função de professora coordenadora do Ensino Médio o tempo é organizado por disciplinas em aulas de cinquenta minutos. Os alunos participam de três aulas antes e três após um intervalo de vinte minutos. São realizadas três reuniões de ATPC por semana com duração de cinquenta minutos cada uma.
Nessa unidade escolar houve discussão a respeito da organização dos tempos e das disciplinas em duas ocasiões, quando se soube que outra unidade estava mudando sua forma de organização, passando para escola de tempo integral e durante os Conselhos de Classe e Série principalmente no Ensino Fundamental II onde alguns professores não querem aceitar a promoção de alguns alunos, pois dizem que não aprenderam quase nada e que merecem, até como castigo, permanecer na mesma série.
Estruturas e organizações variadas, como a dos níveis, etapas, ciclos e cursos definem os tempos escolares assim como, os calendários letivos e acadêmicos, a distribuição semanal e diária das matérias e atividades, e os horários, etc. São caracterizados pelos elementos externos que influenciam a escola e são também por ela influenciados, assim como recebem influencia do contexto social, econômico, cultural e político onde estão inseridos.
A distribuição dos tempos escolares na aprendizagem dos alunos realmente é muito importante, pois cada um aprende no seu ritmo. Uns com mais facilidade e outros que necessitam uma dedicação maior nos estudos e retomada feita pelos professores para que consigam avançar em seu aprendizado, possibilitando um melhor desempenho.
Durante a Idade Média adultos, jovens e crianças frequentavam juntos as mesmas salas de aula, mas durante o Sec.XVII começaram a separar as crianças por capacidade e idade. Já no Sec. XX os alunos que reprovavam retornavam as salas de aula com os alunos mais novos o que gerava desconforto e desmotivação. Outro grande problema é a divisão de cada matéria em um determinado tempo,