Racismo é Burrice - anotaçoes
No entanto não são apenas os povos indígenas e as pessoas de ascendência africana que sofrem descriminações: asiáticos, deficiêntes, homossexuais, são exemplos de outros grupos não plenamente reconhecidos como merecedores de direitos iguais na sociedade brasileira.
O Brasil está longe de ser o país da tolerância e da democracia racial. A ideia de um país da tolerância e da democracia racial (brancos, negros e índios), na prática não tem se mostrado verdadeira.
A intolerância, o racismo e o preconceito são, portanto, problemas do nosso tempo que desafiam a sociedade e colocam em questão a nossa capacidade de tratá-los racionalmente.
Por que as pessoas manifestam intolerância e preconceito diante daqueles que julgam diferentes?
Por que uma vítima do preconceito, até mesmo do racismo, pode também descriminar ?
O que é racismo? Preconceito? Intolerância? Da onde vem?
Raramente percebemos as diferenças que objetivamente existem entre os ses humanos e entre as culturas como fonte de riqueza e como oportunidade de aprendizado. Geralmente adotamos atitudes de desconfiança ou mesmo de recusa daquilo que sentimos como diferente de nós. O que leva pessoas nascidas e criadas num mesmo país a se hostilizarem umas às outras unicamente por não compartilharem o mesmo modo de vida e a mesma cultura.
Alguns conceitos importantes que apesar de apresentarem traços em comum, não são iguais por isso podem ser empregados de maneira errada.
Todos esses conceitos partem da tendência que todos os seres humanos possuem de comparar e classificar tudo que existe.
O problema surge quando começamos a atribuir juízos de valor às diversas categorias que criamos nesse exercício clssificatório e, principalmente, quando, nos damos o direito de desprezar ou