Pedagogo
A formação de professores é algo sério e exige investimento permanente humano quanto material. Isto implica dizer que, a seriedade e competência dos formadores de professores e as condições físicas laborais vocacionadas a este processo devem justificar a dimensão que se quer dar ao tipo de educação e ao tipo de professor a construir.
No entanto a educação Inclusiva é desenvolver uma pedagogia centrada na criança, capaz de educar a todas, sem discriminação, respeitando suas diferenças; uma escola que dê conta da diversidade das crianças e ofereça respostas adequadas às suas características e necessidades, sempre solicitando apoio de instituições e especialistas quando se fizer necessário. É uma meta a ser perseguida por todos aqueles comprometidos com o fortalecimento de uma sociedade democrática, mais justa e solidária como a nossa que queremos formar onde todo angolano em geral e cabindense em particular em formação nos ISCEDES, deve comprometer - se para o mesmo fim.
Tendo em conta que o princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças deveriam aprender juntas, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter. As escolas inclusivas devem reconhecer e responder às diversas necessidades de seus alunos, acomodando tanto os estilos como ritmos diferentes de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade a todos por meio de currículo apropriado, modificações organizacionais, estratégias de ensino, uso de recursos e parcerias com a comunidade. dentro das escolas Inclusivas, as crianças com necessidades educacionais especiais deveriam receber qualquer apoio extra que possam precisar, para que lhes assegure uma educação efectiva.
Para a compressão deste trabalho, ele esta estruturado em subtemas sendo: conceito inclusão ̸ exclusão, insucesso e abandono escolar, as escolas inclusivas, as escolas inclusivas em angola, as escola inclusiva, a escola os alunos, os professores, a família e a comunidade, o