curriculum academico
Pode-se aprender que a prática da construção de conhecimento interdisciplinar exige do professor ou instituição de ensino uma postura diferenciada daquela que tradicionalmente se adota.
A necessidade de desenvolver novos paradigmas e métodos, essenciais para assegurar o rigor e a confiabilidade do conhecimento gerado o Curriculum, exigirá a renúncia de paradigmas e métodos já consolidados nos diversos campos disciplinares, bem como a constituição de equipes multidisciplinares. Isso traz implicações relevantes para o sistema de ensino e de formação de profissionais interessados em entender fenômenos de forma interdisciplinar ou seja o trabalho em conjunto. Por um lado, torna-se necessário superar uma formação pautada, desde os primeiros anos de escolaridade por outro, há a necessidade de estimular o trabalho em equipes multidisciplinares e construir uma linguagem científica compartilhada.
Recai então sobre o sistema acadêmico o desafio de desenvolver programas e currículos que privilegiem este tipo de formação.
DISCIPLINAR
Reúne um conjunto de disciplinas isoladas, cujas ementas apresentam os principais conceitos e tópicos que serão estudados com os alunos. Em geral as ementas do conjunto de disciplinas de um curso resultam de decisões e escolhas dos especialistas e sem explicitar formas de articulação pedagógica ao serem interpretadas nos planos de ensino.
Neste sentido mais restrito é que cabe a discussão sobre o currículo disciplinar, que se configura em uma prática pedagógica separada por disciplinas que caracterizam algumas ciências e/ou áreas do conhecimento. Esta organização por disciplina deixa muito a desejar, uma vez que ela prevê um grau de fragmentação do conhecimento que dificulta sua interação.
Os conhecimentos são apresentados aos alunos como independentes e não disponibilizando condições de fazer uma relação entre eles.