APA Guadalupe PE
A APA de Guadalupe, instituída pelo Decreto nº 19.635/1997, possui 32.135ha de área continental e 12.664ha de área marítima e está localizada no litoral sul de Pernambuco, compreendendo parte dos municípios de Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré e Barreiros.
Composta por uma diversidade de ambientes e atividades econômicas, a APA possui uma beleza especial pelos seus recursos naturais, que incluem manguezais, remanescentes da mata atlântica, mata de restinga, cordões de arrecifes, a área motiva a visitação turística. Também inclui moradias, casas de veraneio, assentamentos rurais, engenhos, atividades de pesca, agricultura e turismo.
O objetivo da APA de Guadalupe é proteger e conservar os sistemas naturais essenciais à biodiversidade, especialmente os recursos hídricos, visando uma melhoria da qualidade de vida da população local, a proteção dos ecossistemas e o desenvolvimento sustentável.
A APA teve o Conselho Gestor criado em 1998, por meio do Decreto Estadual nº 21.135 que também regulamentou o uso do solo em seu território, aprovando o Zoneamento ecológico-econômico e criando o Conselho Gestor.
Merece destaque as atividades de Educação Ambiental promovidas pela UC como: exposição ambiental, curso de reciclagem, palestras, trilhas; além do apoio a projetos de desenvolvimento sustentável como agrofloresta; recuperação de mata ciliar; incentivo a pesquisas, com centro de visitação e alojamento para os pesquisadores.
Entre os problemas enfrentados pela UC estão: ordenamento do solo, invasões da praia, construções irregulares, desmatamento em áreas de Mata Atlântica, restinga e manguezal, queimadas, plantio da monocultura da cana em Área de Preservação Ambiental e falta de controle com relação ao limite das embarcações que transitam no mar.