Curriculos e programas
Aluna: Andreia Cristina Santana
Disciplina: currículos e programas
Ciclo: 1 unidade
Conceitue o currículo na perspectiva da ciência natural e na perspectiva da teoria critica.
No que se refere ao currículo como ciência natural ela tem como objetivo o estudo da natureza. Essas ciências estudam os aspecto físicos, e não os aspectos humanos do mundo. A perspectiva da ciência natural é um papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades amplia-se ainda mais no despertar do novo milênio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos. Na perspectiva a área de ciências naturais pode contribuir para a percepção da integridade pessoal e para a formação da autoestima. Ela determina que o trabalho do professor ficasse limitado a proposta dos meios, impedindo o resgate da cultura de que o aluno é portador.
A elaboração de um currículo em uma perspectiva critica traz para a formação do sujeito critico e reflexivo. Ela tema visão voltada para o dialogo, a critica, as concepções de escola, o homem, o mundo e a sociedade. A escola precisa ensinar o aluno ir a busca do além, do conhecimento, através de pesquisas, investigações, indagações, questionamentos mostrando que ela faz parte da história, da sociedade e pode mudar a situação do contesto que esta inserido. É importante para a sociedade que os indivíduos construam a historia, não simplesmente aprendam a ler por ler, sem um contexto, mas que façam leitura com reflexão, visão e analise podendo assim modificar a realidade.
Na visão critica o projeto é inacabado nunca esta pronto, se preocupa com a emancipação, a autonomia, a igualdade do homem e da sociedade.
A sociedade atual se caracteriza pelo dinamismo, pela mudança sem precedentes históricos. Novas relações entre escola e sociedade, entre conhecimento e trabalho exigem, portanto, um novo posicionamento do papel da educação, frente os desafios advindos de