Curriculo
1- As teorias tradicionais de currículo por aceitarem os saberes dominantes como verdadeiros e sem questionamentos, acabam deslocando a ênfase do que ensinar para o como ensinar, sendo assim:
R: centram-se nas questões pedagógicas, pois o como ensinar questiona o que é ensinado e como é transmitido. 2- Em relação as questões de poder, as teorias de currículo nas suas próprias explicitações, tentam demonstrar que são relações de poder:
R: operações de selecionar, privilegiar e destacar.
3- Em seu livro, Tyler estabelece um paradigma consolidando o modelo já proposto por Bobbitt, dominando o campo do currículo nos Estados Unidos. Este modelo se preocupa com quatro questões básicas, são elas:
R: Currículo, ensino, instrução e avaliação.
4- Segundo Bobbitt, a questão curricular é:
R:Apenas uma questão de organização, uma questão técnica, uma atividade meramente burocrática.
5- “... representação de uma imagem, um reflexo, um signo de uma realidade que – Cronologicamente, ontologicamente – a precede...”
A que o autor Silva se refere neste trecho?
R: Teoria
Parte inferior do formulário
6- A partir de nossa concepção como podem ser entendidas as teorias tradicionais e críticas respectivamente:
.
R: Teorias de ajuste, de aceitação e Teorias de desconfiança.
7- O ensaio “A ideologia e os aparelhos ideológicos do Estado” publicado por Althusser, foi importante por qual razão?
R: Estabeleceu uma conexão entre educação e ideologia, procurando explicitar a importância dos aparelhos repressivos e ideológicos.
8- “[...] o currículo é sempre o resultado de uma seleção. Seleção essa que estará sempre atrelada ao tipo de pessoas que queremos formar, ou seja, o que o currículo busca precisamente é modificar as pessoas, formar um certo tipo de sujeito, para um determinado tipo de sociedade”. (Aula 4)
Assinale a alternativa correta para completar a frase: Por esta razão, é possível afirmar que o currículo