curriculo
Do grego curriculum “pista de corrida”. Hoje entende-se como expressão de uma concepção de mundo, de homem, e de sociedade, O currículo diz respeito a selecção, sequenciação e dosagem de conteúdos da cultura a serem desenvolvidos em situações de ensino - aprendizagem. (SAVIANI, Nereide, 2002). Alem de que Compreende conhecimentos, ideias, hábitos, valores, convicções, técnicas, recursos, artefactos, procedimentos, símbolos dispostos em conjuntos de matérias/disciplinas escolares e respectivos programas, com indicações de actividade e experiências para sua consolidação e avaliação. (SAVIANI, Nereide, 2002)
O QUE SÃO TEORIAS DE CURRÍCULO?
Conjunto de representações, imagens, reflexões, signos que produz e descrevem uma realidade sobre o que significa currículo. Pode se dizer ainda que é o Campo de estudo que define-se pelos conceitos que utiliza para conceber a “realidade” (nesse caso, a realidade do que é “currículo”)
O Que São As Teoria Criticas Do Currículo
A teoria crítica, analisada na abordagem da Escola Frankfurt precisamente dos pensamentos de Jürgen Habermas e de António Gramsci, ela preconiza o indivíduo. Podemos desde já afirmar que trata-se de uma teoria da acção colectiva que mantém uma atitude de prática reflexiva. Pode se ainda descortinar nela uma tendência se não uma sobretudo a capacidade deste em manter e cultivar a função da razão humana na vida social herança logrado do neopositivismo, e do neoliberalismo, na medida em que o profissional reflexivo (o practicum) responde ao que a sociedade exige em termos de competências e habilidades.
Que Novidades Traz A Teoria Critica Do Currículo
A teoria crítica desempenha um papel fundamental na reconstrução da educação uma vez que o currículo não será mais visto não será uma ciência empírico-analítica, baseada no interesse técnico, mas uma ciência crítica que persegue um interesse educativo de desenvolvimento da autonomia racional e de formas democráticas da vida social (Carr, 1985,