curriculo
PAPEL DA ESCOLA: A escola cumpre um objetivo antropológico muito importante; o de garantir a continuidade da espécie, socializando para as novas gerações as aquisições e invenções do desenvolvimento cultural da humanidade.
A escola foi criada há cerca de 4.500anos, no momento histórico da invenção da escrita e da matemática, tendo ela a finalidade de introduzir novas formas de saberes que estavam sendo criadas. Necessitando assim de um espaço e tempo determinado, separado da vida cotidiana para que as gerações se encontrassem com esse objetivo.
PAPEL DO ADULTO: O adulto detém um papel importante, culturalmente determinado, de garantir esta continuidade. A espécie humana subsiste pela transmissão que seus membros fazem aos bebes, as crianças e aos jovens das ações humanas, dos conhecimentos dos valores e das culturas. Na escola o adulto se revela com uma ação pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento sistematizado, que caracteriza as ciências e as artes.
RELAÇÃO CRIANÇA X ADULTO NA ESCOLA: Relação específica, pois o adulto tem a tarefa de utilizar o tempo de interação do aluno pra promover o seu processo de humanização.
HUMANIZAÇÃO: Na antropologia, é o processo pelo qual todo ser humano passa para se apropriar das formas humanas de comunicação, para adquirir e desenvolver os sistemas simbólicos, para aprender a utilizar os instrumentos culturais. O processo de humanização se refere, assim, ao desenvolvimento cultural da espécie.
CURRÍCULO: Pretende ser democrático, deve visar à humanização de todos e ser desenvolvido partir do que não está acessível às pessoas.
AÇÃO PEDAGÓGICA: Implica numa relação especial em que o conhecimento é apropriado. Para tanto, o educador necessita adequar sua prática pedagógica às possibilidades de desenvolvimento dos seus educando. O aluno de formar atividades que levem à formulação do conhecimento.
CURÍCULO E FORMAÇÃO HUMANA
Situado