Curriculo
CURRICULO
Embora simples, a pergunta ‘’ o que é curriculo’’ ¿ não tem encontrado resposta fácil. Desde o inicio do século passado ou mesmo desde um século antes, os estudos curriculares tem definido currículo de formas muito diversas e varias dessas definições permeiam o que tem sido denominado currículo no cotidiano das escolas.
Curriculo tem significado , entre outros, a grade curricular com disciplinas, atividades e cargas horarias, o conjunto de ementas e os programas disciplinares, os planos de ensino dos professores, as experiências propostas e vividas pelos alunos. Há, certamente, um aspecto comum a tudo isso que tem sido chamado currículo: a ideia de organização, previa ou não, de experiências, situações de aprendizagem realizada por docentes, redes de ensino de forma a levar a cabo um processo educativo. Sobre tal definição, no entanto, se esconde uma seria de outras questões que discutiremos ao longo deste e dos demais capítulos.
Nossa premissa na construção deste livro é de que não é possível responder o que é currículo. Cada nova definição não é apenas uma nova forma de descrever o objeto currículo, mas parte de um argumento mais amplo no qual a definição se insere.
CURRICULO: SELEÇAO E ORGANIZAÇAO DO QUE VALE A PENA ENSINAR
Talvez hoje seja obvio afirmar que o ensino precisa ser planejado e que esse planejamento envolve a seleção de determinadas atividades, experiências ou conteúdos e sua organização ao longo do tempo de escolarização. Nem sempre, no entanto, essa ideia foi tao obvia. Na segunda metade do século XIX, por exemplo, aceitava-se com tranquilidade que as disciplinas tinham conteúdos, atividades que lhes eram próprios e que suas especificidades ditavam sua utilidade para o desenvolvimento de certas faculdades da mente.
Apenas na virada para os anos 1900, com o inicio da industrialização americana, e nos anos 1920, com o movimento da Escola Nova no Brasil, a concepção de que era preciso decidir sobre o que