biologia
A obesidade e hipertensão representam o problema nutricional de maior ascensão entre a população observada nos últimos anos, sendo considerada uma epidemia mundial, presente tanto em países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento. Selecionaram-se 42 alunos na Uninassau com idade mínima de 18 anos, os dados foram coletados em sala de aula por meio de alunos da própria faculdade por meio de um questionário padronizado onde se obteve aferição dos parâmetros físicos, onde se obtêm pressão arterial (PA) e verificou-se as variáveis: idade e sexo, peso e altura durante a entrevista os entrevistados foram pesados sem sapatos em balança antropométrica, com capacidade 150 kg e divisão 100g, altura: registrada em metros e obtida também através da balança antropométrica. Observou-se a média de peso, IMC e a pressão arterial e foram verificados, e foi constatada uma diferença entre os 42 alunos estudados que foi significativa menor 110mmhg e o IMC >102,00kg/m² onde se encontrou o calculo de 39,83 IMC. A dieta foi analisada através do questionário aplicado, no qual a freqüência de consumo de alimentos específicos foi analisada. Os dados foram analisados pelo método da contagem direta e apresentado através de gráfico comparativo.
Resultados
Observou-se a média de peso, IMC e a pressão arterial e foram verificados, e foi constatada uma diferença entre os 42 alunos estudados que foi significativa menor 30 e a PAS e PAD é >130mmhg e 110mmhg, e com bases nos dados essas pessoas teriam uma alimentação desbalanceada onde haveria uma maior presença alta de HDL - colesterol em grandes quantidades que não seriam recomendados em uma dieta correta, e 2° tabela demonstra níveis balanceados da ingestão de alimentos no (Tabela 2).
Discussão Os primeiros estudos sobre obesidade, hipertensão e dieta demonstram uma taxa muito baixa nos alunos entrevistados em sala de aula cerca de 5 alunos (12%), e demonstram que os alunos avaliados com maior grau de risco podem