Curriculo
R: Formação do corpo de especialistas sobre currículo , a formação de disciplinas e departamentos universitários sobre o currículo na burocracia educacional do estado e o surgimento de revistas acadêmicas especializadas sobre currículo.
2. Quais foram às condições associadas com a institucionalização da educação das massas que permitiam que o campo de estudos sobre o currículo surgisse?
R: A formação de uma burocracia estatal carregada dos negócios ligados à educação; o estabelecimento da educação como um objeto próprio de estudo cientifico; a extensão da educação escolarizada em níveis cada vez mais altos a segmentos cada vez maiores da população; as preocupações com a manutenção de uma identidade nacional, como resultado das sucessivas ondas de imigração; o processo de crescente industrialização e urbanização.
3. O que estava acontecendo nos Estados Unidos por ocasião do lançamento do livro de Bobbit denominado The Curriculum? Quais as perguntas para as quais se estava buscando respostas?
R: Era um momento crucial da historia da educação estadunidense, num momento em que diferentes forças econômicas, políticas e culturais procuravam moldar os objetivos e as formas da educação de massas de acordo com suas diferentes e particulares visões.
Eles tentavam responder uma serie de questionamentos, eles eram:
Quais os objetivos da educação escolarizada: formar o trabalhador especializado ou proporcionar uma educação geral, acadêmica, à população? O que se deve ensinar: as habilidades básicas de escrever, ler e contar; as disciplinas acadêmicas humanísticas; as disciplinas cientificas; as habilidades praticas necessárias para as ocupações profissionais? Quais as fontes principais do conhecimento a ser ensinado: o conhecimento acadêmico; as disciplinas cientificas, os saberes profissionais do mundo adulto? O que deve estar no centro do