Curriculo
DOCENTE:________________________________ Data:___/___/___
Aluno (a):_______________________________________
CURRÍCULO
1. Informações Pessoais
Seja em inglês, em português ou em outro idioma, currículo bom precisa ter informações objetivas. Então, nada de rodeios na hora de elaborá-lo.
Essa lógica já deve estar presente no campo de informações pessoais. Por isso, não é necessário incluir número de documentos, endereço ou mesmo uma foto do candidato. Basta informar o nome completo, telefone e e-mail para contato.
2. Objetivo
Nesse ponto, não vale ser pós-moderno e plural. Defina claramente a posição para a qual você está se candidatando.
3. Competências
Escreva no máximo seis aspectos do seu perfil profissional que sejam relevantes para o processo seletivo em questão. Mas lembre-se: não basta jogar adjetivos vazios nesse espaço. Você precisa ter dados e fatos suficientes para justificá-los na hora da entrevista.
4. Experiência Profissional
Nesse campo, inclua apenas as principais ocupações que teve ao longo da sua carreira.
Se você só trabalhou em companhias nacionais, vale adicionar uma breve descrição da empresa. Explique, em uma linha, a área de atuação e a relevância para o mercado brasileiro.
5. Educação
A melhor maneira para organizar toda a sua trajetória educacional é seguir uma ordem cronológica. Assim, comece dos cursos mais recentes para os mais antigos.
Dê preferência àqueles que ofereceram certificação internacional e que são coerentes com o cargo em questão. Exceto graduação e outras experiências acadêmicas, exclua cursos concluídos há mais de cinco anos.
6. Idiomas
Na hora de falar sobre suas capacidades linguísticas, as pessoas têm o costume de mentir sutilmente. Nem sempre, essa postura é resultado de má-fé. É um problema de mercado mesmo. É difícil classificar os níveis de fluência.