Curriculo EJA
O CURRICULO ESCOLAR
O currículo estabelece quais conhecimentos priorizar em relação a outros, bem como qual a visão de mundo e de homem, e qual “verdade“ proclamar. A teoria curricular dá sustentação epistemológica ao que o currículo irá efetivar através das políticas curriculares que, por sua vez, viabilizarão a proposta do currículo, por meio de ações e de documentos em nível macro e micro. Em sala de aula o currículo opera determinando papéis, relações entre professor e alunos, validam certos conhecimentos e outros não, incluem certos indivíduos, excluindo outros. Entendemos o currículo como uma trajetória que envolve toda a dinâmica na e para a escola, com fins a produzir identidades e subjetividades.
O CURRICULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A Educação de Jovens e Adultos na perspectiva de orientação para o desenvolvimento integral do ser humano vem sendo concebida, mesmo que de forma tênue, como fruto dos anseios do grupo com o qual se trabalha, sendo que para que isso se efetive faz-se necessário a organização de propostas curriculares que permitam combinações, ênfases, supressões, complementos e formas de concretização, específicas ao contexto de educação.
Desta maneira, a tentativa é de ultrapassar a concepção de que os currículos escolares são apenas uma seleção de conteúdos e disciplinas organizadas em uma grade curricular de acordo com alguns parâmetros. De outro modo, organizar um currículo implica num processo que se realiza entre lutas, conflitos de posições e relações de poder. Nessa dimensão currículo é considerado artefato social e cultural. Isso significa que ele é colocado na moldura mais ampla de suas determinações sociais, de sua história, de sua produção contextual.
O currículo não é elemento inocente e neutro, mas está vinculado à relações de poder,transmite visões sociais particulares e intencionais, influenciando a construção de identidades individuais e