Curiosidades: a Eletroquímica na atualidade
Atualmente, em cada parte que se olhe, a eletroquímica se faz muito presente em nosso dia-a-dia. Desde a rede elétrica que abastece as nossas casas, até as pilhas usadas em lanternas. Desde a bateria utilizada em celulares até os processos de galvanização. Além disso, cada vez mais a eletroquímica tem se apresentado como uma ferramenta poderosa tanto para as ciências básicas como aplicadas e de tecnologia.
A área da Eletroquímica está abrangindo uma série muito grande de áreas de interesse, não só científico como industrial. Os exemplos mais notáveis são o da conversão e armazenagem de energia, que é o desenvolvimento de novas baterias de células a combustível, ou seja, desenvolvimento de fontes alternativas de energia. Outra área de bastante importância industrial é o desenvolvimento de eletroquímica ambiental, ou seja, a utilização da eletroquímica para resolver problemas ambientais, através da detecção da poluição por métodos eletroanalíticos.
A Eletroquímica é um ramo da química que estuda reações químicas que ocorrem em uma solução envolvendo um condutor (um metal ou um semicondutor) e um condutor iônico (o eletrólito), envolvendo trocas de elétrons entre o eletrodo e o eletrólito.
O caso mais comum é o das pilhas elétricas, usadas tanto em aparelhos eletrônicos como em lanternas e celulares.
Outro ramo de aplicação é no setor de tintas. Algumas tintas são depositadas eletroliticamente e com isso o acabamento é melhor.
Também usado para metalizar objetos, tipo sapatos, estatuetas, medalhas etc, em que o objeto recebe um tratamento com pecblenda para tornar condutor e imerso num eletrólito onde há íons do metal q irá cobrir o objeto, normalmente se usa sulfato de cobre para uma deposição de cobre, mas há possibilidade de se usar outros metais, como por exemplo a prata e o