Como surgiram as pilhas
Como surgiram as pilhas? Quem as inventou? Quais as suas finalidades? De que são constituídas? De que maneiras são feitos os descartes? De que modo esses descartes podem prejudicar o meu ambiente?
A ideia desse texto e mostra para aos leitores a historia da pilha e discutir a forma como elas surgiram e mostrando como a ciência e interessante na maneira em que surgem as descobertas, e muitas as veze acontece por acaso e como no caso da pilha por exemplo que surgiu enquanto um professor dava aula de anatomia.
Uma das maquinas mais importantes no desenvolvimento da eletricidade foi à pilha que surgiu de uma maneira inesperada por volta do ano de 1767 quando o professor Luigi Galvani dava aula na universidade de Bolonha, na Itália, seus alunos o observam atentos enquanto retirava a pele de um rã sobre a mesa para mostra o processo de dissecação, na qual se encontrava uma máquina eletrostática. Galvani observou contrações nos músculos do animal no momento em que seu assistente por acaso tocou com a ponta de um bisturi no nervo interno da caxa da rã, ou seja, isso ocorreu no momento em que os tecidos da rã eram tocados por dois metais diferentes. Galvani resolveu investigar por que isso aconteceu e depois de vários estudos ele passou a defender uma teoria que tentava explicar esse fato que foi a teoria da eletricidade animal, que segundo ele os metais eram apenas condutores da eletricidade, que na realidade estaria contido nos músculos da rã. Entretanto o físico Alessandro Volta professor da Universidade de Paiva, depois de repetiu as experiencias de Galvani e depois de ter realizou vários outros experimentos percebeu que a eletricidade não se originava dos músculos da rã, mais sim dos metais e que os tecidos do animal é que conduzia essa eletricidade. Para provar que estava correto, Volta fez um circuito formado por uma solução eletrolítica, ou seja, uma solução com íons dissolvidos, que ele chamava de condutor úmido ou