Eletroquimica
Introdução
Eletroquímica é o estudo das reações e fenômenos onde há transferência de carga elétrica. Pilhas e baterias são geradores elétricos que compõem a classe de geradores químicos, porque são capazes de transformar energia química em energia elétrica e mantém uma diferença de potencial entre os pontos em que estão ligados (polos positivo e negativo). A função destes dispositivos é aumentar a energia potencial das cargas que atravessam que são as fontes de força eletromotrizes.
Neste trabalho comtempla- se exemplos e aplicações do dia a dia.
Desenvolvimento
As pilhas e as baterias são dispositivos em que reações de oxirredução transformam energia química em elétrica. A diferença entre elas é o fato de que as pilhas (células eletroquímicas) são formadas por dois eletrodos (positivo (cátado) e negativo (ânodo)), onde ocorrem as semirreações de redução e oxidação. As baterias são formadas por varias pilhas ligadas em série ou paralelo, por isso as baterias produzem uma corrente elétrica muito mais forte do que as pilhas.
As pilhas podem ser divididas em: primárias (não recarregáveis) e secundárias (recarregáveis). Pilhas Secas de Leclanché: essa pilha é indicada para equipamentos que precisam de descargas leves e continuas, são formadas basicamente por um envoltório de zinco, separado por um papel poroso e por uma barra central de grafite envolvida por dióxido de manganês, carvão em pó e por uma pasta úmida contendo cloreto de amônio, cloreto de zinco e água. Um exemplo pode ser um controle remoto e brinquedos.
Pilhas Alcalinas: essas pilhas são de idade maior de durabilidade, são mais vantajosas, oferecem de 50 a 100% mais energia que uma pilha comum do mesmo tamanho, além de haver menos perigo de vazamentos. Seu funcionamento é parecido da de Leclanché, a única diferença está que no lugar do cloreto de amônio (que é um sal ácido), coloca-se uma base forte. Exemplo lanterna, tocadores de DVD e câmera fotográfica.
Pilhas de