Células a combustível - Resenha
Hebe de las Mercedes Villullas possui Bacharelado em Físico-Química pela Universidad Nacional de Córdoba - Argentina (1982) e Doutorado em Ciências Químicas pela Universidad Nacional de Córdoba - Argentina (1989). Atualmente é Professor Assistente Doutor no Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Araraquara. Tem experiência na área de Físico-Química, com ênfase em Eletroquímica e Eletrocatálise. Atua principalmente nos seguintes temas: eletrocatálise, métodos avançados de síntese de nanopartículas coloidais e de materiais nanoestrururados, desenvolvimento e caracterização de materiais para redução de oxigênio e oxidação de álcoois. Atualmente é Presidente da Sociedade Ibero-Americana de Eletroquímica (SIBAE).
O artigo descreve de forma objetiva e clara, ao longo de sete páginas com quadros, figuras e representações gráficas os princípios fundamentais da eletroquímica e em que se baseia o funcionamento de pilhas e baterias. Desde suas características atômicas às propriedades macroscópicas, com uma breve contextualização acerca dos descobridores e do desenvolvimento ao longo do tempo, a eletroquímica das pilhas e baterias é facilmente decifrada e serve de alicerce para a introdução do conceito de células a combustível.
A forma com que o conteúdo do artigo é apresentado ilustra dois aspectos interessantes: a metodologia científica e o caráter multidisciplinar da Química. A metodologia científica é facilmente visualizada na contextualização histórica dada, a explicitação de um problema e a