Alvenaria Estrutural
Alvenaria estrutural é um processo construtivo em que as paredes são utilizadas, simultaneamente, como elementos de vedação e como elementos resistentes às cargas verticais de peso próprio e de ocupação e às cargas horizontais devidas ao vento. Os elementos que desempenham a função estrutural são de alvenaria, sendo os mesmos projetados, dimensionados e executados de forma racional.
A alvenaria estrutural pode ser entendida como um sistema construtivo racionalizado. A consideração parte da condição indispensável e imprescindível do planejamento adequado e cumprimento de cada etapa de projeto param se edificar um empreendimento sem desperdícios, retrabalhos ou improdutividade.
A alvenaria estrutural se dá como um sistema construtivo que se caracteriza pelo emprego de paredes de alvenaria e lajes enrijecidas que atuam como principal estrutura de suporte das edificações, dispensando a utilização de pilares e vigas que dão suporte a uma estrutura convencional.
Este método construtivo que pode ser empregado tanto em casas como em edifícios de múltiplos pavimentos. Há dois tipos de alvenaria estrutural: não armada e armada. A primeira emprega como estrutura-suporte paredes de alvenaria sem armação. Os reforços metálicos são colocados apenas em cintas, vergas, contra-vergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com a finalidade de evitar fissuras localizadas. Já a alvenaria estrutural armada caracteriza-se por ter os vazados verticais dos blocos preenchidos com graute (micro-concreto de grande fluidez) envolvendo barras e fios de aço. Como também alvenaria estrutural parcialmente armada e protendida.
O controle da qualidade e resistência dos materiais, a mão-de-obra qualificada e a conferencia dos serviços garantem a qualidade, segurança e economia na obra.
Na elaboração dos projetos para alvenaria estrutural são necessários que os de arquitetura, instalações e os demais trabalhem interligados, para que não ocorram falhas na