introdução a eng quimica
Instituto Politécnico /Engenharia Química
Introdução à Engenharia Química
Trabalho prático
Ação dos processos eletroquímicos
Belo Horizonte , 14 de Junho de 2012
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Instituto Politécnico /Engenharia Química
Introdução à Engenharia Química
Trabalho prático
Ação dos processos eletroquímicos
Alunos:
Fabiana Dinelli Salvático de Paula Kraft
Camila Barbosa FontesSoares
Priscila CristhFonseca Alves
Ricardo William CarvalhoSantiago
Vinicius Carvalho DamatoBaeta Neves
Professor:
Luiz Eduardo de Paula de Lima
Belo Horizonte , 14 de Junho de 2012
Síntese
A eletroquímica abrange todos os processos químicos que envolvam transferência de elétrons entre substâncias, logo, a transformação de energia química em energia elétrica. Quando tal processo ocorre, produzindo transferência de elétrons, produzindo espontaneamente corrente elétrica quando ligado a um circuito elétrico, ou produzindo diferença de potencial entre dois polos, é chamado de pilha ou bateria (que muitas vezes é formada de diversas células). Quando tal processo é proporcionado, induzido, pela ação de uma corrente elétrica de uma fonte externa, este processo é denominado de eletrólise.
O objetivo do trabalho é explorar processos de produção afim de identificar a ausência ou presença de ação eletroquímica.
Dentre os temas estudados aproximadamente 42,5% tem particpação ativa de eletroquímica, sendo eles o tratamento e condicionamento da água; produção de combustíveis e energia; compostos de magnésio; sal e derivados do sódio; indústrias diversas como de cloro, soda ou potassa, eletrolíticas, fósforo, potássio, petroquímica e farmacêutica ; ácido clorídrico e produtos químicos diversos; explosivos, agentes químicos tóxicos e propelentes; sabões e detergentes; fibras sintéticas e películas; indústria da