cobit
INTRODUÇÃO
Os sistemas de informações são essenciais para as empresas, para manipular os dados operacionais e gerar informações gerenciais.
O Cobit é uma das ferramentas mais eficiente para auxiliar no gerenciamento e controle das iniciativas de TI nas empresas, fornece aos gerentes de TI um modelo de governança. As principais funções do Cobit são controle de objetivos, mapas de auditoria, conjunto de ferramentas de implantação, técnicas e gerenciamento. Ele é dividido em quatro domínios o planejamento; organização; aquisição e implantação; entrega e suporte.
A quinta versão surgiu em 2012 para consolidar e integrar o Cobit 4.1, engloba as ultimas novidades em governança corporativa e técnicas de gerenciamento. 5
1. SISTEMA DE INFORMAÇÃO (TI)
Atualmente, é muito raro uma empresa “sobreviver” sem uma forte área de sistemas de informações (TI), principalmente para manipular os dados operacionais e gerar informações gerenciais aos executivos para tomar as decisões mais propícias. A criação e manutenção de uma infraestrutura de TI requerem altos investimentos, deste modo a direção da empresa pode restringi-los por duvidarem dos reais benefícios da tecnologia, esta ausência de investimentos pode ser um dos principais fatores para o fracasso de um empreendimento no mercado cada vez mais competitivo.
Para melhorar o processo de análise de riscos e tomada de decisão é necessário um processo estruturado para gerenciar e controlar as iniciativas do TI nas empresas, garantindo retorno de investimentos e melhorias nos processos empresariais. Para muitas organizações, a informação e a tecnologia que suportam o negócio representa o seu mais valioso recurso, pois um ambiente de negócios altamente competitivo e dinâmico requer uma excelente habilidade gerencial, onde
TI deve suportar as tomadas de decisão de forma rápida, constante e com custos cada vez mais baixos às empresas.
O COBIT (Control Objectives for Information and related