Curiosidades sobre 1ª guerra mundial
No dia 4 de agosto, a Grã-Bretanha declarou guerra à Alemanha e uniu-se à França e à Rússia, formando o grupo dos aliados.
A 23 de agosto, o Japão declarou guerra à Alemanha e, no dia 1 de novembro, o Império Otomano uniu-se ao Império Austro-Húngaro e ao Alemão para formar a coligação denominada Impérios Centrais. Os EUA entraram no conflito durante o último ano da guerra.
A Primeira Guerra Mundial envolveu a participação de perto de 70 milhões de soldados de 30 países espalhados pelos cinco continentes, provocando a morte de aproximadamente 10 milhões deles durante os combates — sem contar com milhões de vidas perdidas devido à fome e ao surgimento de doenças.
O conflito é o sexto com o maior número de mortes na História
A Gripe Espanhola foi a responsável pela morte de aproximadamente 1/3 de todos os militares que perderam a vida durante a guerra.
Os cães foram largamente utilizados como mensageiros, carregando ordens às frentes de batalha através de capsulas que ficavam presas nos seus corpos.
Até então, nenhuma guerra havia usado tanto as trincheiras. Essas valas estendiam-se por quilómetros e muitas ficavam alagadas e cheias de barro, enquanto piolhos, doenças e ratazanas enormes infernizavam as vidas dos soldados entrincheirados.
Cerca de 40 quilômetros de trincheiras foram construídas só na famosa “Frente Ocidental”, e muitas delas tinham nomes inspirados em endereços de verdade.
A expectativa de vida nas trincheiras era de aproximadamente seis semanas, sendo que os oficiais com menos patentes e os que carregavam as macas estavam entre os que se expunham mais aos riscos.
Aproximadamente 6 mil homens morriam todos os dias durante a guerra.
Todas as semanas, aproximadamente 12 milhões de cartas eram entregues aos soldados.
A Primeira Guerra Mundial deu início ao desenvolvimento da