Tipos de Negocios
Os modelos de negócio da internet não só variam de setor para setor como de empresa para empresa dentro do mesmo setor (ALBERTIN, 2010).
O modelo de corretagem, as empresas agem como criadores de mercado juntando compradores e vendedores e cobram uma remuneração por transação que elas disponibilizam. Podem ser corretoras negocio-a-negocio, negocio-a-consumidor, ou consumidor-a-consumidor. Alguns exemplos são agências de turismo, corretoras online e casas de leilão online. Sendo dividido em realização de compra/venda, intercambio de mercado, agregação de compradores, distribuição, lojas virtuais, entre outros.
No modelo de propaganda, o proprietário de uma web site fornece conteúdo e serviço que atraem visitantes. O proprietário ganha dinheiro por cobrar remuneração para banners, botões permanentes e outras formas de ter uma mensagem do cliente para os visitantes. Podendo ser divididos em: portal generalizado, marketing de incentivo/ cortesia, modelo de livre desconto.
No modelo intermediário, a empresa coleta informações valiosas sobre os consumidores e seus hábitos de compra para obter padrões importantes e outras informações uteis para ajuda-las a entender melhor seus clientes. Geralmente oferece recompensas pelas informações, como conteúdo gratuito, dinheiro e equipamentos. Podendo ser divididos em sistemas de recomendação e modelo de inscrição.
Modelo mercantil é o modelo varejista eletrônico, no qual os atacadistas e varejistas vendem produtos e serviços pela internet. Os produtos podem ser vendidos por preço de tabela ou através de leiloes.
Modelo de manufatura, o fabricante tenta alcançar usuários diretamente da Internet ao invés de ir por meio de um