Curiosidades da Proclamação da republica
De que sofria o Marechal Deodoro da Fonseca naquele dia?
Ao proclamar a República, em 1889, Deodoro da Fonseca estava com um ataque de dispnéia, que é dificuldade para respirar. Esse é um sintoma muito comum em pessoas com doenças dos aparelhos respiratório e cardiovascular. Deodoro da Fonseca foi tirado da cama no meio da noite para comandar o cerco ao Ministério. Inclusive, foi sem a espada porque seu ventre estava muito dolorido. O Marechal Deodoro morreu em 1892. E mais um detalhe: o primeiro nome dele era Manuel.
O marechal começou a carreira militar em 1848, participou da guerra da Cisplatina, quando o Brasil lutou com a Argentina, e também da guerra do Paraguai pela disputa da região do rio da Prata contra o Paraguai.
Ele defendia a libertação dos escravos e liderou o movimento para derrubar a Monarquia. Proclamou a República e assumiu a chefia de um governo provisório.
Depois que um Congresso foi eleito e uma Constituição aprovada, em 1891, ele foi eleito presidente, mas acabou renunciando e substituído pelo vice, Floriano Peixoto, que ficou no poder até 1894.
O militar e político brasileiro marechal Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente brasileiro, assim como o responsável por proclamar a República Brasileira no ano de 1889. Seu prestígio o colocou a frente das forças republicanas e antiescravistas, que culminaram com a queda do Império.
No dia 5 de agosto de 1827 nascia Manuel Deodoro da Fonseca na Cidade de Alagoas, hoje chamada de Marechal Deodoro. Filho de Manoel Mendes da Fonseca ingressou na Escola Militar do Rio de Janeiro em 1843 onde completou o curso de Artilharia em 1847. No ano seguinte, 1848, com apenas 21 anos, já integrava as tropas das forças armadas brasileiras no combate a Revolta Praieira que ocorria em Pernambuco. Mais tarde, participa da Guerra da Cisplatina e