Curdos na Siria
Os curdos são a maior minoria étnica na Síria, que compõem 9% do país. 7 A maioria deles sãomuçulmanos sunitas; também há curdos Yazidi na Síria.8 Um número muito pequeno são cristãos e Alauitas. Eles enfrentam discriminação e perseguição rotineira por parte do governo sírio.9 10 Muitos curdos buscam autonomia política para as áreas habitadas por curdos da Síria, semelhante ao Curdistão iraquiano noIraque, ou a independência total como parte do Curdistão.
Os curdos são conhecidos por ser a maior nação do mundo sem o seu próprio Estado. A história dos curdos é frequentemente associada com inúmeras revoltas em face da opressão sistemático pelos Estados-nação que controlam suas terras. Desde a criação dos Estados-nação, após o colapso do Império Otomano por colonialistas britânicos e franceses, o Curdistão foi dividido entre quatro países: Irã, Iraque, Síria e Turquia. Os curdos foram as primeiras vítimas de acordos colonialistas.
Os curdos na Síria têm demonstrado a sua capacidade e vontade de ser uma voz alternativa no meio da turbulência na região. Desde que o conflito sírio intensificou e se transformou em uma guerra civil, o movimento curdo, liderado pelo PYD (Partido União Democrática) na Síria tomou o controle da maior parte da região curda no país. Em Novembro de 2013, a PYD anunciou que tinha terminado todos os preparativos para a declaração de autonomia, e uma constituição chamada de Carta de Contrato Social foi proposta.
O PYD insiste em formar uma alternativa para todos e não perseguir demandas e interesses de qualquer outro grupo étnico. Ao mesmo tempo, eles rejeitaram a tornar-se parte da guerra civil na Síria, e declararam que apenas usariam suas forças militares para defender-se contra quaisquer ataques provenientes - tanto do regime do Assad como de grupos de oposição apoiados pelo NATO, incluindo os grupos jihadistas como a ISIS e a Frente Al-Nusra. No entanto, as três regiões têm estado sob imensos ataques constantes pelo ISIS.