Povo Curdo
São descendentes de tribos de pastores (indo-européia) que se fixaram nas regiões montanhosas da Ásia ocidental, por milhares de anos, absorvendo influências (como a religião islâmica), mas preservando os costumes próprios. São na atualidade a maior etnia sem Estado do mundo. Sobraram quando a Inglaterra fez a divisão territorial, parte ficou no Norte do Iraque, parte no sul da Turquia e uma pequena parte na Síria.
Com isso não tem moradia fixa, não tem território,sua atividade econômica é baseada no pastoreio e fabricação artesanal de tapetes e foram reconhecidos somente a partir da década de 1920.
No Iraque, os curdos estão estabelecidos em uma região rica em petróleo, por isso, na década de 80, o ditador Saddam Hussein usou armas químicas para matar 5.000 curdos com isso a luta pela autonomia desse povo vem sendo combatida de maneira violenta, especialmente pelo Iraque e Turquia.
Até o final da Primeira Guerra, eles estiveram sobre o domínio do Império Otomano, com a desagregação do Império as potências vencedoras repartiram as terras curdas entre diversos povos que anteriormente estavam sob o jugo otomano.
Pelo fato de não possuírem até os dias atuais um país próprio, os curdos são caracterizados de povos seminômades.
ORIGEM
Como já falamos anteriormente os curdos são descendentes de turcos, persas e árabes, mas maioritariamente são muçulmanos sunitas. (povo de origem indo-européia).
POPULAÇÃO
São ao todo mais de 48 milhões de Curdos que vivem espremidos entre as fronteiras da Turquia, Síria, Iraque e Irã. Na Turquia oficialmente eles representam 18% da população do país, mas encontramos curdos que dizem serem mais de 25%.
LÍNGUA
Falam um idioma do ramo iraniano ocidental das línguas indo-européias, em algumas regiões, falam o idioma curdo. (língua própria)
RELIGIÃO
Devido ao fato de ser um povo de origem muito misturada (turcos, persas e árabes e muçulmanos sunitas) e receber diferentes influências preservam muitos