Curandeirismo Slide
O que é?
É um conjunto de práticas – podendo chamar até mesmo de arte – no qual o curandeiro Existem muitas controvérsias atualmente sobre como caracterizar tais práticas, já que ficam no limiar entre a liberdade religiosa e os paradigmas da medicina.
Sacerdotes, terapeutas, benzedores, feiticeiros, xam ãs, pajés, médi us, orixás, pais de santo, entre outros nomes, são mal vistos por pertencerem a religiões Como surgiu?
Tais rituais são típicos de quase todas as culturas desde o começo dos tempos.
O homem já realizava rituais para espantar maus espíritos e energias negativas desde a época das cavernas, utilizandose da natureza em sua forma mais pura.
Porém, as práticas mais conhecidas foram durante a
Idade Média, onde os reis acreditavam estar no poder por influência divina.
Tais reis afirmavam curar as pessoas de seus mais diversos males, sendo então chamados de
Taumaturgos.
Os doentes de escrófulas acorriam em grande multidão às cerimônias do toque real, realizadas em ocasiões especiais, em datas santificadas, num rito em que o rei tocava os doentes um a um, fazendo em seguida o sinal da cruz.
Um dos maiores exemplos de reis santificad os foi o francês Luis XIV,
A prática da cura e a forma como os negros utilizam sua sabedoria de manipulação de ervas, raízes e sementes não é bem vista pela sociedade dominante.
Muitas pessoas deixam de
Alguns dizem que as supostas melhoras teriam o efeito placebo, que consiste em mexer com o psicológico da pessoa, como acontece muito na medicina até hoje. A maior área na qual se pode citar o uso do placebo é a psicologia, já que muitos pacientes estressados são tratados com pílulas de açúcar sem terem conhecimento disso e ficam mais calmos apenas por acreditarem estar tomando um remédio eficiente. Na Saúde Coletiva, tornou-se um marco histórico o reconhecimento da homeopatia e da acupuntura, hoje especialidades médicas, mas outrora consideradas práticas terapêuticas ilícitas. Espera-se