cura do concreto
CURA DO CONCRETO.
A cura do concreto, é o conjunto de medidas que devem ser tomadas para evitar a evaporação da água de amassamento utilizada no concreto aplicado. Essa água é essencial para à hidratação do cimento. É um processo no qual se mantêm um teor de umidade satisfatório, evitando a evaporação rápida da água de amassamento, garantindo uma temperatura favorável ao concreto durante o processo de hidratação dos materiais aglomerantes, de modo que possam desenvolver as propriedades desejadas. Basicamente, os elementos que favorecem a evaporação são a temperatura ambiente, o vento e a umidade relativa do ar. Conseqüentemente, a influencia é maior quando á uma combinação crítica destes fatores.
A cura adequada é fundamental para o concreto alcançar um melhor desempenho. Ela deve ser iniciada imediatamente após o endurecimento superficial do concreto. No caso de superfícies horizontais, ela é iniciada de duas a quatro horas depois da aplicação do concreto.
A cura inadequada pode causar a redução da resistência e da durabilidade do concreto, provocando fissuras e deixando a camada superficial fraca, porosa e permeável, vulnerável à entrada de substancias agressivas provenientes do meio ambiente. Como por exemplo a carbonatação, permeabilidade, fissuração, retrações, etc. Devido a retração, surgem tensões de tração no concreto .Essas tensões são maiores que a sua resistência à tração , aparecendo as fissuras .
O tempo de duração da cura depende das condições ambientais locais (temperatura, vento, umidade, etc.), da composição do concreto e da agressividade do meio-ambiente durante o uso (esgoto, contato com a água do mar, etc.). As especificações indicam que se deve manter o concreto numa temperatura acima de 10°C e em condições de saturação, pelo menos durante os sete primeiros dias depois de lançado, para concretos produzidos com cimento Portland. Já com cimento comum de