CUlturas Ocidentais
Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de
Janeiro
Universidade Federal Fluminense
Curso de Licenciatura em Letras- UFF / CEDERJ
Disciplina: BASES DA CULTURA OCIDENTAL
Coordenador: André Alonso
Respostas
1) O herói épico é um mortal com descendência divina, que possui habilidades extraordinárias que o torna diferente dos demais mortais. Como exemplo temos Aquiles e Ulisses, heróis dos poemas Homéricos.Esta habilidade especial é chamada de araté que significa “excelência” é por causa dela que o herói existe.Busca o êxito como base de seu código de valores através da honra e coragem como modelo de conduta; piedoso cumpridor dos seus deveres religiosos junto as Deuses; hospitaleiro recebe bem o estrangeiro como um dever religioso aos Deuses e é tão importante na cultura grega que lhe é oferecido sacrifícios em culto religioso pelos seus feitos.
2) Remédio e veneno. Platão qualifica a escrita como um remédio porque através da sua existência o conhecimento foi ampliado, guardado e difundido para outras gerações.Mas, é também um veneno porque provoca o esquecimento do que se aprende uma vez que já não é mais necessário guardá-lo na memória quando temos ao nosso alcance o livro, nos tornando dependente dele para a busca do conhecimento diminuindo assim o conhecimento individual do saber.
3) A oralidade foi o berço da literatura. Quando não existia a literatura havia os poemas épicos cantados de geração a geração que versavam sobre os feitos grandiosos dos heróis da Grécia Antiga. Eram compostos por métricas que facilitavam sua memorização pelos cantores ajudando assim a perpetuar os elementos das culturas dos povos antigos. A chegada da escrita foi o grande divisor de águas da literatura, o conhecimento que antes restrito a pequenos grupos que dependiam unicamente da memória de seus