Culturas Indígenas Americanas
Segue a divisão das diferentes nações indígenas que habitavam a América antes da colonização:
● Agricultores, caçadores e coletores:
Sioux (América do Norte) e Tupis-guaranis (América do Sul).
● Grandes civilizações agrícolas:
Maias, astecas e incas.
Agricultores, caçadores e coletores
Características comuns entre os sioux e os tupis-guaranis:
- As atividades eram divididas de acordo com o sexo e a faixa etária:
As mulheres encarregavam-se da agricultura, da coleta, das atividades domésticas e da produção de artefatos enquanto os homens dedicavam-se à pesca, à caça, à derrubada de árvores e preparação de terras e também à guerra.
- Instrumentos e armas:
Até o contato com o europeu, os instrumentos e armas eram feitos de madeira, pedra e osso. O fogo era utilizado para o preparo de alimentos, iluminação, aquecimento, defesa contra animais silvestres e fabricação de recipientes de barro.
_______________________________________________________________
As construções desses povos indígenas eram fabricadas com madeira, cipó e capim, que se deterioram fácil e, por esse motivo, eles não deixaram monumentos. Os únicos vestígios além dos objetos de cerâmica e pinturas rupestres são os sambaquis, depósitos formados de restos de comida, conchas etc. Dependendo do número de membros, cada sociedade indígena podia reunir várias aldeias e controlar um extenso território. Os assuntos mais importantes eram discutidos entre os guerreiros mais experientes ou pelos homens adultos. A opinião dos xamãs também era de extrema importância.
Xamã ou Pajé – Pessoa da tribo que neutralizava os espíritos associados às manifestações da natureza e que curava doenças. Também cabia ao xamã acompanhar e intermediar a passagem de um plano ao outro.
- Algumas comunidades dividiam-se em clãs integrados por indivíduos descendentes de uma mesma entidade mítica (águia, por exemplo).
- Não existia poder político