Agreção ao meio ambiente
ROBICHAUX, D. A noção de uma cultura latino-americana...32História: Questões & Debates, Curitiba, n. 51, p. 31-67, jul./dez. 2009. Editora UFPR sociedades complexas. Tratarei brevemente de como a antropologia ea noção de cultura foram utilizadas durante a Segunda Guerra Mundial,favorecendo, assim, as visões de culturas nacionais. Depois passarei aanalisar como ocorreu a continuidade dessa tendência durante a GuerraFria, propiciando o desenvolvimento do conceito de uma cultura latino-
-americana com variantes nacionais especícas. Finalmente, a partir de alguns exemplos, farei uma crítica dessas tendências homogeneizadoras,ao mesmo tempo em que destaco a presença de sistemas familiaresdistintos daqueles propostos pelos modelos hegemônicos culturalistas.
Concluo com algumas reexões sobre os problemas de um conceito de cultura desse tipo, indicando que tem havido um interesse desmedidono discurso e menos nas práticas, o que tem impedido o reconhecimentoe as explicações de práticas divergentes das supostas culturas nacionaisda América Latina.
As raízes do culturalismo norte-americano
Com o auge do emprego do termo “cultura” nas ciências sociais e o aumento recente dos chamados