Um dia
DE
MARKETING
ANÁLISE DE MERCADO
O SETOR
O setor de Detergente Líquido (Lava Louças) no qual a JBS S.A. pretende investir é bastante competitivo e amplo no Brasil. A marca de confiança, rendimento, performance, preço justo (custo benefício), fragrâncias, “não agreção das mãos”, viscosidade e espuma são atributos valorizados pela “dona de casa” brasileira, mantenedora de 82% da participação direta de vendas no mercado Brasileiro.
Esse nicho de mercado vem ganhando, ao longo dos tempos, novos diferenciais cujo alvo é a satisfação do consumidor direto e a redução de impactos ambientais.
Além das mulheres serem o “alvo-primordial” das promoções e publicidades das grandes empresas deste setor, há um vasto perfil do shopper que não podemos perder de vista e investir forte nestas novas tendências de consumidores – clientes distribuídos com faixa etária e classes (A, B, C e D).
OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
Entre as oportunidades identificadas neste nicho de mercado, destacam-se a faixa de faturamento anual de R$500 milhões, cerca de 501,737 mil litros movimentado anualmente, uma evolução percentual em volume e valor (auto serviço) igual a 2%, acompanhado pelo investimento publicitário entre 2 a 3 milhões - segundo fontes da ACNielsen Nov/dez 2007.
Neste acirrado mercado um dos competidores pela fatia de lucros no Brasil já saiu de cena: o Minerva, detergente líquido produzido pela Unilever – a empresa anglo-holandesa afirmar que descontinuou esse produto para se alinhar com seus planos globais e se dedica nestes dois últimos anos para expandir às marcas globais e aumentar sua rentabilidade. Esta decisão favoreceu aos demais competidores que permanecem no investindo neste nicho.
De acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), anualmente são vendidas cerca de oito mil máquinas lava-louça em