Magnetismo
CURSO TÉCNICO DE ELETROTÉCNICA
MÁRCIO JOSÉ DA COSTA REIS
RAMIRO FRANCISCO DA SILVA
MAGNETISMO
&
ELÉTROMAGNETISMO
OSASCO
2014
MÁRCIO JOSÉ DA COSTA REIS
RAMIRO FRANCISCO DA SILVA
MAGNETISMO
&
ELÉTROMAGNETISMO
Trabalho de avaliação da disciplina de Maquinas elétricas do curso Técnico em Eletrotécnica do Colégio Seta sob a orientação do professor Gabriel Ribeiro.
OSASCO
2014
O sucesso é como o ar que respiramos, está ao nosso redor, em toda parte, todos nós em uma condição normal temos acesso a ele de forma ilimitada, as oportunidades são iguais para todos. A grande diferença é que alguns respiram fundo e seguem adiante, outros perdem o fôlego e desistem.
REUMO:
Magnetismo
Magnetismo é a expressão de uma forma de energia, normalmente associada a forças de atração e repulsão entre alguns tipos particulares de materiais chamados ímãs, especialmente metais e ligas cerâmicas.
Os ímãs naturais encontrados na natureza, chamados de Magnetitas, são compostos por Óxido de Ferro (Fe3O4). Os ímãs artificiais são materiais geralmente compostos de metais e ligas cerâmicas aos quais se transmitem as propriedades magnéticas e estes podem ser temporários ou permanentes.
Campo Magnético
Região ao redor de um imã, na qual ocorre um efeito magnético. Esse efeito é percebido pela ação de uma Força Magnética de atração ou de repulsão
Os ímãs apresentam dois polos magnéticos. N (norte) e S (sul). Estes polos são indivisíveis, isto é, só existem aos pares. Observam-se entre eles, quando dois ímãs são confrontados, forças de atração ou repulsão.
A Terra funciona como um imenso ímã sendo, entretanto, fraco.
CLASSIFICAÇÃO DAS SUBSTANCIAS QUANTO AO COMPORTAMENTO MAGNÉTICO
FERROMAGNÉTICOS: Exemplos: ferro, aços especiais, cobalto, níquel, e algumas ligas.
PARAMAGNÉTICAS: Exemplos: alumínio, manganês, estanho, cromo, platina, paládio, oxigênio líquido, etc.
DIAMAGNÉTICAS: Exemplos: