culturas anuais
CULTURA DO MILHETO
Rondonópolis, MT
Agosto de 2014
ANDRÉ SALES SANTOS
CLAUDINEI DO NACIMENTO FELIX
LUCAS NACIMENTO GOMES
WALLENCE RIBEIRO DA SILVA
VANDERLEI SANTANA DA SILVA
CULTURAS ANUAIS-MILHETO
Trabalho apresentado a CETEC São Lucas – Central de cursos técnicos, como parte das exigências do curso de técnico em agricultura, para obtenção de nota na disciplina de culturas anuais.
Docente: Angela Maria Kern Beck
Rondonópolis, MT
Agosto de 2014
Sumário
RESUMO
O milheto apresenta uma boa adaptação a solos de baixa fertilidade e, é uma excelente alternativa para a alimentação animal, devido ao seu alto valor proteico. O trabalho mostra quais são as etapas do cultivo do milheto, os cuidados e controle de pragas que hoje é umas das preocupações do cultivo e o controle de doenças, vamos falar sobre o armazenamento e sua comercialização.
1-INTRODUÇÃO
É uma planta que se adapta bem a vários tipos de solos, apresentando boa persistência em solo de baixa fertilidade e déficit hídrico, embora responda com ótimas produtividades em solo de média a boa fertilidade e adubação. Não resiste a geadas e solos encharcados. O milheto é uma planta adaptada, sendo capaz de produzir razoavelmente mesmo em solos relativamente pobres. Entretanto, apresenta alta resposta de produção para solos mais férteis ou adubados. O milheto é uma excelente alternativa para produção de silagem, principalmente em regiões com problemas de veranico ou seca. Presta-se ainda para plantio tardio ou de safrinha, após a colheita da cultura principal, para regiões nas quais não ocorrem geadas e que têm precipitações até o mês de maio. Nestas condições, o milheto pode alcançar produção superior ao sorgo, com melhor qualidade e também proporcionar