cultura
O grupo Internacional Capoeira Nagô é um dos grupos mais representativos de Goiânia, e vários países do Mundo.
Desde suas origens na capoeira no grupo Candeias e formado pelo grande Mestre Suíno, onde nessa época era um capoeirista em destaque sendo escolhido pela Revista Capoeira em 1998 para ser “O menino é bom bate palmas pra ele” Mestre Pequinês, Alexandre Ronan de Sousa, desenvolve um trabalho há mais de 20 anos na Capoeira. O Nagô foi fundado pelo talentoso capoeirista no ano de 2002; quem em companhia dos seus alunos mais antigos, e ao dia de hoje, já fazem dez anos de grupo com este nome: Capoeira Nagô.
Atualmente, apesar de se definir como “apenas um capoeirista levado pelo som do berimbau” a capoeira do grupo Nagô e o do Mestre Pequinês tem servido como ponto de referencia para muitas pessoas que pela trajetória dele, se espelharam ou iniciaram nesta arte popular.
Possui a sua sede internacional em Goiânia sob a direção do Mestre Pequinês. Em Anápolis (GO) com o Contra-Mestre Valdir. A primeira filial do grupo no exterior foi Nova Iorque (EUA, 2000) com o Contra-Mestre Andre, a segunda mais não menos importante se instalou em Granada (ESP, 2001) com o Contra-Mestre Falcão e desde estes continentes o Nagô se espalhou pelo mundo e não parou mais. O que mais surpreendeu o Mestre, foi o crescimento do grupo, e a forma em que sua proposta se difundiu positivamente na Itália, Inglaterra, Alemanha, Ilha de Malta, Polônia, e na America: Colômbia, Peru, Chile, Bolívia entre outros.
Mesmo sendo tão forte no exterior, para o grupo, Brasil continua sendo o cenário anual dos encontros internacionais desta grande família. E aqui onde as escolas do Nagô em Recife, Goiás, Cuiabá, Minas Gerais, Paraíba, Tocantins, “ proporcionam um local especial para realizar os eventos, onde todo mundo vem buscar a energia das raízes desta arte marcial; a historia da viva da Capoeira parte desde nosso pais”. Palavras do Mestre quem também expõe que a Capoeira