cultura
CULTURA - É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.
3 – A relação entre cultura e sociedade
Posted Novembro 25, 2012 by António Carlos in TEXTOS E APONTAMENTOS DE CULTURA CABOVERDIANA. Deixe um comentário
Embora se relacionem entre si, é possível, teoricamente, separar a cultura da sociedade. São dois fenómenos completamente diferentes.
Entretanto, na prática, é impossível separar a sociedade da cultura. Ambas estão totalmente interligadas e unidas por uma mesma realidade – o Homem.
A cultura nasce e se desenvolve na sociedade. São os indivíduos que, em grupo, criam e praticam a cultura no seu dia-a-dia. Assim sendo, podemos afirmar que é a sociedade que produz, transforma e transmite a cultura de geração em geração. Ela cria e mantém viva a cultura. Portanto, nenhuma cultura pode existir sem a sociedade.
Mas, da mesma forma, nenhuma sociedade existe sem cultura. Em nenhuma parte encontramos uma sociedade humana sem linguagem, costumes, normas, valores, crenças, rituais, artefactos, entre outros. Todas as sociedades têm as suas manifestações culturais que lhes identificam; todas têm o seu modo de vida, isto é, a sua cultura.
Qualquer sociedade humana, para funcionar organizadamente, para se desenvolver e sobreviver, precisa de regras, de normas, valores, língua, conhecimentos, instrumentos de trabalho, habitação, e não só. Portanto, a cultura é indispensável para a sociedade.
Enfim, podemos concluir que a sociedade humana não pode existir sem a cultura e a cultura humana só existe dentro da sociedade.