Relatório 4
O peso adquirido foi de 26,2917g porém como nosso sabão foi pesado molhado não podemos afirmar com exatidão que essa é massa apenas de sabão podendo conter algumas impurezas líquidas que acresceriam algumas centésimos de massa.
Após pesado iniciou-se a fase de testes do sabão em questão como pode ser visto a seguir:
Teste de lavagem com o sabão:
Antes de lavar as mãos com sabão, fez-se uma lavagem prévia com detergente neutro para eliminar o suor das mãos, que contém sal e impurezas que poderiam atrapalhar a caracterização do sabão e a formação de espuma. Na lavagem como o sabão produzido notou-se:
Consistência macia/oleosa;
Cheiro de sebo gorduroso;
Espuma branca em abundância e instantânea;
Boa aderência a pele;
As mãos de início ficaram bem macias, com um leve ressecamento posterior;
O ressecamento da pele após a lavagem será explicado mais tarde. Em geral o sabão foi bem aceito.
Emulsificação:
Resolvemos padronizar e colocar 8 gotas em ambos os tubos de ensaio. Comparando-se a estabilidade da emulsão obtida nos dois casos, verifica-se que:
No primeiro tubo apenas com querosene e água as gotículas após a agitação subiram rapidamente.
No segundo tubo que tinha a adição de uma pequena quantidade de sabão foi observada a formação de uma emulsão permanente. Após um tempo a espuma não desapareceu concentrando-se na parte superior do tubo dividindo este em 3 fases: (sabão / água+querosene / Espuma).
Reações com água dura:
De início separou-se 1,0584g de seu sabão, pesado na balança analítica. Logo após aqueceu-se com 50 mL de água em um béquer de 100 mL;
A dissolução do sabão adicionada aos três tubos de ensaio demosntrou aspectos diferentes para cada cloreto adicionado. Padronizamos 8 gotas para cada tubo.Os resultados de sua adição podem ser mostrados a seguir:
Tubo
Solução
Aspectos
1
Cloreto de cálcio
Formou-se instantaneamente um precipitado branco gelo, predominante na superfície (menos denso).
2