Cultura x Ideologia
Ideologia
A Ideologia traduz uma certa leitura do real, apresentando a cada grupo um sistema de ideias, crenças e valores coerentemente organizado que traduz o que ele é , a forma de conceber o mundo que abrange, principalmente, os seus aspectos sociais (relações entre os homens e a sua atividade), a "Visão do mundo", isto é, produto e reflexo de uma época e de uma sociedade, mais especificamente de grupos sociais reais, estratos e classes, expressando os seus interesses, a sua atividade e o seu papel histórico.
A ideologia não é um mero elemento da cultura, mas o seu verdadeiro núcleo. É dentro da ideologia que se criam novos valores ou se recriam os velhos dando-lhes um novo sentido.
Cultura X Ideologia
Como podemos perceber, as construções ideológicas fazem-se presentes no seio de nossa sociedade, passando-nos praticamente despercebidos, afinal este é o seu principal objetivo, conduzido de tal maneira que "de modo geral pode-se afirmar que os padrões de comportamento detectados nas análises culturais das sociedades não são concebidos estrita e necessariamente como possíveis instrumento de dominação de classes ou grupos de indivíduos por outras classes ou grupos" . Desta forma, há o relacionamento direto do campo da cultura com ideologia, do campo das ideias e das representações que os homens constroem sobre a sociedade (o chamado universo simbólico) e o campo da produção e reprodução material dessa sociedade.
A peculiaridade da ideologia, e que a transforma numa força quase impossível de remover, decorre dos seguintes aspectos:
1- O que torna a ideologia possível, isto é, a