CULTURA E SUAS MULTIPLICIDADES 1
Tendo como referencia o termo CULTURA, é notável a diversidade de significados que a englobam. Basicamente, cultura é o conjunto de valores compartilhados por uma sociedade. A sociedade humana não existi sem cultura, e a cultura só existe dentro da sociedade. Através da cultura temos a possibilidade de compreendermos a nossa subjetividade, ou seja, a tradução da diferença que ha entre “nós e os outros”. Todos nos somos reproduzimos algum modelo de cultura, não existe homens sem cultura.
Dentre as varias formas de cultura, podemos destacar a cultura como sinônimo de sofisticação/saber/educação, cultura de um povo, cultura usada para classificar um grupo social a maneira de viver etc. Ela é mutável devido ao tempo ou até mesmo ao lugar em que é aplicada.
Nota-se uma problemática, acerca da cultura partindo do olhar democrático. De acordo com Chauí esse problema é constituído em cima de três pilares, sendo eles: cultura e Estado, cultura e mercado, e cultura e criadores. Ela associa o fato da cultura no Brasil ser antidemocrática por responsabilidade do Estado. O mercado trata a cultura como objeto de consumo, passa tempo, entretenimento, levando o lado oposto do significado criador e critico das obras.
Sendo assim, é possível concluir que a cultura vai muito além de um conceito estático, podendo variar pelas mais diversas razões. Ela não pode ser tratada como um direito, haja vista que dessa forma, se transformará em objeto de venda para o mercado, privilegiando e fragmentando as classes.
FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM DE TEOFILO OTONI
ANA KRÍSSIA LIMA NEVES
RESENHA DOS TEXTOS: CULTURA E DEMOCRACIA E VOCÊ TEM CULTURA?
TEÓFILO OTON
2014
ANA KRÍSSIA LIMA NEVES
RESENHA DOS TEXTOS: CULTURA E DEMOCRACIA E VOCÊ TEM CULTURA?
Trabalho apresentado à disciplina de Cultura e movimentos socias, Avery, 5º período Serviço Social.
Teófilo Otoni
2014