ATPS FUNDAMENTOS DO SERVI O SOCIAL
UNIDADE DE ENSINO: SÃO PAULO - MR – UNIBERO
CURSO: SERVIÇO SOCIAL - EAD – 2º SEM/12
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICO E TEÓRICO- METODOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL I
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:
SERVIÇO SOCIAL – FUNDAMNETOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL
PROFESSOR DA DISCIPLINA: LAURA SANTOS
ETAPA 1
Tempos Modernos e a história do Serviço Social no Brasil
O filme Tempos Modernos, produzido, dirigido e estrelado por Charles Chaplin, retrata “uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a humanidade em busca da felicidade ”, em frase dita por ele próprio no inicio do filme. Chaplin representa um operário da indústria no inicio do século XX, Carlitos, que sofre uma crise nervosa, em função da pressão sofrida para cumprir suas metas de trabalho, ou seja, produzir, produzir e produzir cada vez mais.
Nesta época estavam sendo desenvolvidas e aplicadas as primeiras teorias de administração, advindas do desenvolvimento industrial, em especial da indústria automobilística.
No filme, Carlitos, que trabalha numa esteira de produção, apertando parafusos, tem dificuldades para acompanhar o ritmo da esteira e se atrapalha na realização da sua tarefa comprometendo todo o processo, toda a linha de produção.
Este processo de produção em série foi desenvolvido por Henry Ford, fundador da indústria de automóveis FORD e visava, basicamente, produzir a maior quantidade possível no menor tempo possível.
Esta visão produtiva foi extraída da teoria de Frederic W. Taylor, conhecido como o “Pai da Administração Científica” - um dos primeiros teóricos da administração que desenvolveu amplo estudo, criando a chamada “Teoria dos Tempos e Movimentos”. Nesta teoria a proposta era de se encadear o processo produtivo de determinado objeto, de tal maneira que, estes movimentos fossem sequenciais, e realizados de tal maneira que possibilitariam a redução do tempo de produção do referido objeto.
O operário representado por Chaplin, ao