CULTURA E SOCIEDADE
Nome do aluno
José Matheus Rodrigues
Turma: 1ºC – Noturno
Sala: B5
Disciplina:
Homem, cultura e sociedade.
Londrina
2014
Relatório sobre todas as aulas do 2º Bimestre
Em nossa primeira aula desse bimestre, iniciamos o conteúdo, debatendo sobre o Iluminismo, com o lema “A razão em busca da liberdade”. O iluminismo no qual iremos falar é o momento posterior a “Idade das Trevas”, onde começa aparecer a liberdade de expressão, quando o ser humano passou a ser mais cativo, e uma coisa importante, que as pessoas da época eles faziam aplicações aos fatos, para conhecer melhor os assuntos.
Esse movimento relatado acima, teve inicio na Inglaterra no século XVII e o maior apice do movimento aconteceu na França no seculo XVIII, não foi um movimento coeso e nem uniforme e teve como principios, a critica social, contra a formação dos Burgos, as cidades dos burgueses, que praticavam o comercio para ter conseguir o dinheiro. E surgem tambem no iluminismo, homens que criticam a religiao, monarquia e os burgueses que sustentavam o regime.
Iniciamos a nossa segunda aula, falando da “Filosofia como Iluminação”, que tinha como princípios; o plano filosófico, que buscava convencer a racionalidade das pessoas, e que os filósofos pretendiam iluminar a vida das pessoas através das luzes da razão. E era dito que através da razão o ser humano poderia conhecer melhor, compreender e julgar.
Era um movimento que buscava assegurar uma vida melhor para as pessoas através da razão, que afirmavam alguns dos principais pensadores Iluministas.
John Locke: inglês, considerado o pai, colocava a mente humana como uma tabula rasa, ou seja, sem conhecimento algum, e condenou o absolutismo político e o poder inato dos deuses.
Voltaire: francês, destacou-se pelas duras criticas a igreja, a intolerância católica e a prepotência dos poderosos, não era democrata e pensava que a monarquia