cultura e sociedade
b - A mobilidade social ocorreu no sentido das cidades e na substituição da economia agrária voltada à exportação para o setor da economia industrial. Esta migração acelerou conjuntamente a construção civil e o crescimento das cidades, que por sua ausência de infraestrutura acentuou a diferença social das classes.
c- As medidas para o combate a pobreza devem ser atreladas a políticas públicas que envolvam fundamentos básicos como educação e melhoria tecnológica da oferta de mão de obra qualificada , diminuição de cargas tributárias, redução da política de juros que incidem sobre bens de consumo e melhorias na infraestrutura portuária, rodoviária, aérea entre outros. Devem ser evitadas sobretudo o crescimento da massa de trabalhadores sem qualificação, o que implica em salários menores que não movimentam a economia. A falta de competitividade da indústria nacional perante a comparação com produtos de outras matrizes e por este a falta de investimento em tecnologia.
d - Do ponto de vista ideológico, hoje já não há praticamente diferença entre “esquerda” e “direita”. A social democracia dos anos 90 para o crescimento econômico tentou reduzir a dívida pública, a privatização estatal, supervalorizou a moeda e manteve as taxas de juros elevadas entre outras medidas. Manteve a crença que a migração de capital estrangeiro seria suficiente para desencadear a onda de crescimento e de modernização na sociedade brasileira.
e – A globalização submete o mundo capitalista sujeito as tensões dos