a história de guarabira
Como maior e mais importante município da região, Guarabira está localizada no Piemonte da Borborema, Estado da Paraíba, em região de Depressão. É zona de transição entre o Agreste e o Brejo. Na área agrestina, o seu relevo assemelha-se ao do Sertão, com uma vegetação típica de Caatinga. Também está situado entre os Baixos Platôs Costeiros, conhecidos por Tabuleiros e no rebordo do Planalto da Borborema, onde surgem as suas principais serras: Tapado, Quati, Bonfim, Cruzeiro e Mata Limpa, todas com altitudes inferiores a 300 metros. Com essa altitude se destaca a Serra da Jurema, seu pico culminante.
Está a 97 metros acima do nível do mar, tendo como coordenadas geográficas 06°51’17” de Latitude e 35°29’24” de Longitude. A sua área é de 149,5 km² por onde se espalha uma população de aproximadamente 60 mil habitantes, distribuídos pela cidade e município como um todo. Limita-se ao Norte com Pirpirituba e Araçagi, ao Sul com Mulungu e Alagoinha, a Leste com Araçagi e a Oeste com Pilõezinhos e Cuitegí.
O acesso e partida do município são proporcionados por estradas devidamente asfaltadas, facilitando a interação com outros municípios e capitais nordestinas. Está a 98 quilômetros de João Pessoa, capital do Estado e a 100 de Campina Grande, segunda maior cidade paraibana; a 580 quilômetros de Fortaleza-CE, via Belém e a 700 via Mamanguape; a 165 quilômetros de Natal-RN, via Belém e a 180 quilômetros via Mamanguape e a 200 quilômetros de Recife-PE, via João Pessoa.
É banhado pelo rio Guarabira, com nascentes no vizinho município de Pilõezinhos, sendo alimentado pelos afluentes riachos Curral Picado, Poço Escuro, Poções, Quandú, Tauá e Palmeira. O rio Araçagí, também percorre parte do seu território, passando pelos povoados de Maciel e Escrivão. É cortado, ainda, pelo rio Mamanguape que atravessa o distrito de Cachoeira dos Guedes, e se presta, também, a limitar Guarabira com os municípios de Mulungu e Araçagí. No período de